domingo, 22 de março de 2009

A Turma




"A Turma" ("Entre les Murs"), filme de Laurent Cantet ("Recursos Humanos", "O Emprego do Tempo") galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, segue um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo.
O professor François (interpretado pelo próprio François Bégaudeau, professor que escreveu o livro que foi o ponto de partida para este filme) e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
Mas as culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Mas tudo é posto à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.
A turma é composta por actores não-profissionais que foram escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou todas as semanas durante um ano lectivo em ateliês de improvisação. O filme é considerado um retrato exemplar das questões da educação e do desafio de ensinar.


Muito bom! Devia ser de visionamento obrigatório!

2 comentários:

Unknown disse...

Ah ah... Ora aí está uma boa notícia! Assim que for às aulas vais ter de me emprestar para eu ver. Vejo que apesar da morte do "nosso" blog o teu continua de boa saúde =)Keep up the good work! David

Anónimo disse...

Mr. D* Quando fores avisa que levo o filme, vale a penaaaaaaa!!!

E espero que continues a visitar o blog da je! que cá vai indo lol

Bj

Cris