sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira - Blindness




"Uma cidade é devastada por uma misteriosa epidemia de cegueira, uma cegueira branca, leitosa, inexplicável e aparentemente incurável. Devido à rapidez com que a epidemia se propaga, os primeiros indivíduos afectados são colocados em quarentena num hospital abandonado, mas são deixados entregues a si próprios.
Rapidamente, o sentido primitivo da sobrevivência desperta e o grupo entra em colapso, com os mais fortes a sobreporem-se aos mais fracos, numa luta pela comida. São cometidos actos atrozes, vistos apenas pela única testemunha do pesadelo, uma mulher que, estranhamente e sem explicação, não foi tocada pela cegueira. A mulher do médico, que resolveu fingir-se cega para poder acompanhar o marido. São os seus olhos que ainda os podem conduzir ao caminho de regresso à condição humana e escaparem aos instintos mais vis.
Filme de abertura no Festival de Cannes, "Ensaio sobre a Cegueira" é realizado por Fernando Meirelles, o realizador que se distinguiu com "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro", a partir de um dos mais aclamados romances de José Saramago (Prémio Nobel, em 1998). O filme é protagonizado por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e Gael García Bernal."

Não leio Saramago! Lamento mas não consigo, a Jangada de Pedra, foi um filme pobre que me passou completamente ao lado!

Este Ensaio, esta alegoria do autor, ao que dizem está fiel à narrativa. O elenco é bom o realizador também, o filme ... Não me "envolveu", é violento, trata o comportamento humano na sua forma primitiva de sobrevivência, mas ...

De salientar o excelente desempenho de Julianne Moore, mas que não chega para fazer um grande filme! No entanto é bom, vermos grandes actores e realizadores pegarem numa obra portuguesa, isso é sem dúvida positivo!

Sem comentários: