quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Corrida aos óscares! Begins!
22.01.2009 - 13h52 Joana Amaral Cardoso - Público
O grande nomeado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AACC) para os Óscares 2009 é o filme de David Fincher, "O Estranho Caso de Benjamin Button", com 13 nomeações. "Quem Quer Ser Bilionário", o grande vencedor dos Globos de Ouro, foi nomeado nas principais categorias: melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado, falhando as de melhores actores. Ainda assim, concorre em dez categorias para os Óscares, seguida de "O Cavaleiro das Trevas" (Heath Ledger e categorias técnicas) e "Milk" com oito nomeações cada.
Entre as nomeações mais esperadas, confirma-se a nomeação póstuma para Heath Ledger pelo papel de Joker em "O Cavaleiro das Trevas", e a curiosidade de tanto Brad Pitt quanto Angelina Jolie, tidos como o casal mais poderoso de Hollywood, estarem nomeados nas principais categorias de actuação: Melhor Actor por "O Estranho Caso de Benjamin Button" e Melhor Actriz por "A Troca". Também Meryl Streep foi novamente nomeada para Melhor Actriz pelo seu papel de freira em "Dúvida", sendo esta a sua 15ª nomeação para os Óscares.
Para o Óscar de Melhor Actor, além de Pitt estão nomeados Sean Penn ("Milk"), Mickey Rourke ("The Wrestler") - e prevê-se que este seja o duelo da noite, com Penn e Rourke a puxar pelo favoritismo -, Richard Jenkins ("The Visitor") e Frank Langella ("Frost/Nixon"). As candidatas a Melhor Actriz, além de Jolie e Streep, são Anne Hathaway por "O Casamento de Rachel ", Melissa Leo por "Frozen River" e Kate Winslet por "The Reader". Ao contrário do que indicariam os Globos de Ouro e o "buzz" em torno das suas actuações, Kate Winslet não recebeu uma dupla nomeação para os Óscares, falhando a distinção por "Revolutionary Road".
A categoria mais observada é a de Melhor Filme e na lista final da Academia figuram alguns dos filmes com mais nomeações: “O Estranho Caso de Benjamin Button”, “Milk”, "Quem Quer Ser Bilionário", "Frost/Nixon" e “The Reader”.
Os nomeados para Melhor Realizador são o estreante Danny Boyle ("Quem Quer Ser Bilionário"), Stephen Daldry ("The Reader"), Ron Howard ("Frost/Nixon"), Gus Van Sant ("Milk") e David Fincher ("O Estranho Caso de Benjamin Button"), que recebe a sua primeira nomeação.
Na categoria de Melhor Actriz Secundária, Marisa Tomei volta a ser nomeada, desta feita pelo seu papel em “The Wrestler”, Penélope Cruz é candidata pela interpretação em “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen, e Taraji P. Henson (“O Estranho Caso de Benjamin Button”), Viola Davis (“Dúvida”) e Amy Adams, também por “Dúvida”, completam a lista. Quanto ao equivalente masculino, Josh Brolin (“Milk”), Robert Downey Jr. (“Tempestade Tropical”), Philip Seymour Hoffman (“Dúvida”) e Michael Shannon (“Revolutionary Road”), uma inesperada nomeação, juntam-se a Heath Ledger.
Os nomeados para melhor filme estrangeiro são "A Valsa com Bashir" (Israel), "A Turma" (França), "O Complexo de Baader Meinhof" (Alemanha), "Departures" (Japão) e ""Revanche" (Áustria).
Na categoria de animação, os principais estúdios do sector opõem-se nas escolhas da Academia: "Bolt", da Walt Disney, "WALL.E", da Pixar, e "Kung Fu Panda", da Dreamworks de Steven Spielberg. "WALL.E" destaca-se por ser um dos filmes mais nomeados (o quinto), em seis categorias, seguido de "Dúvida", "Frost/Nixon" e "The Reader", todos com cinco nomeações.
Quanto aos guiões do ano de 2008, na categoria de Melhor Argumento Original concorrem Mike Leigh com "Happy Go Lucky", Martin McDonagh por "Em Bruges", Dustin Lance Black por "Milk", Andrew Stanton e Jim Reardon por "WALL.E" e Courtney Hunt por “Frozen River”. Na lista de candidatos a Melhor Argumento Adaptado surgem os principais concorrentes da cerimónia de Fevereiro: “O Estranho Caso de Benjamin Button”, de Eric Roth, “Dúvida”, de John Patrick Shanley, “Frost/Nixon”, de Peter Morgan, “The Reader”, de David Hare e “Quem Quer Ser Bilionário”, de Simon Beaufoy.
As nomeações para a cerimónia que é vista como o ponto alto da época de prémios da indústria foram hoje anunciadas pelo presidente da Academia, Sid Ganis, e pelo actor Forest Whitaker. O anúncio teve lugar em Beverly Hills, na Califórnia (às 17h30 locais), no Samuel Goldwyn Theater, que pertence agora à AACC.
A cerimónia de entrega dos Óscares decorre dia 22 de Fevereiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário